Nosso Compromisso é buscar sempre uma gestão democrática e eficiente, assegurando a representatividade, dos seus segurados ativos e inativos

O Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML) deu início, hoje (1º), ao Censo Previdenciário dos servidores públicos efetivos do município. Conforme divulgado, todos os concursados da Prefeitura de Limeira, Ceprosom, IPML e Câmara Municipal terão que fazer um recadastramento (atualização de dados) por meio da plataforma digital “Portal do Servidor”.

Segundo cronograma estipulado, deverão fazer o recadastramento de 1º a 30 de setembro todos os servidores ativos, de cargos efetivos, das seguintes secretarias: Comunicação Social, Habitação, Gestão Estratégica, Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Assuntos Jurídicos, Cultura, Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Agricultura, além do IPML e do Gabinete do Prefeito. As secretarias de Saúde e Educação também poderão iniciar o recadastramento neste mês. O período final para os servidores dessas duas pastas, em específico, é 31 de dezembro.

Para auxiliar os servidores, no site do IPML foi criada a aba “Censo Previdenciário”, que pode ser acessada pelo link: http://www.ipml.com.br/site/ipml/censo-previdenciario. Lá estão todas as informações relevantes sobre o recadastramento, incluindo uma lista com todos os documentos exigidos para anexação, o “Manual de Acesso” completo e uma seção de perguntas frequentes.

Portal do Servidor
Para realizar o recadastramento, o servidor deve entrar no endereço eletrônico “portaldoservidor.app”, por meio de um aparelho celular, tablet ou computador. O link de acesso também está disponível no site do IPML (http://www.ipml.com.br/site/). Em seguida, é preciso digitar o CPF para fazer login e se cadastrar no sistema.

Após esse procedimento, será emitido um aviso para informar que o site obedece aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD nº 13.709/2018), que proíbe a divulgação de dados pessoais sem autorização prévia de seu portador. Nesta etapa, basta clicar na opção “Estou Ciente” para avançar até a próxima tela.

No primeiro acesso, o sistema irá realizar algumas perguntas pessoais, de múltipla escolha, para verificar se é mesmo o servidor quem está acessando a plataforma. Se três perguntas consecutivas forem respondidas incorretamente, por segurança, o sistema irá bloquear novas tentativas de acesso. Neste caso, o servidor deverá entrar em contato com o IPML pelo telefone (19) 3444-1753 ou (19) 3444-2084 (WhatsApp) para que seja liberado um novo acesso. Depois disso, deve-se criar uma senha e informar um número de WhasApp ou um e-mail para que o sistema envie um código que permitirá o acesso à página do recadastramento.

Na tela inicial do “Portal do Servidor” aparecerá o ícone “Recadastramento”, onde o servidor deverá clicar. Em seguida se inicia o processo de preenchimento e edição dos dados do servidor e seus dependentes, bem como a anexação de documentos digitalizados que comprovem as informações cadastradas. Os documentos podem ser inseridos no sistema em diversos formatos, como PDF, PNG, JPG e JPEG (foto). O IPML ressalta que não serão aceitas digitalizações com qualidade ruim ou que não seja possível fazer a leitura dos dados.