Nosso Compromisso é buscar sempre uma gestão democrática e eficiente, assegurando a representatividade, dos seus segurados ativos e inativos

Em reunião realizada na tarde de ontem (29), os membros do Conselho Administrativo do Instituto de Previdência Municipal de Limeira (IPML) aprovaram a minuta do Código de Ética da autarquia. A deliberação e o desenvolvimento da minuta tiveram início em julho de 2021 e passa a vigorar após publicação de portaria na edição deste sábado (30) do Jornal Oficial do município.

O Código de Ética do IPML reflete os valores, princípios e padrão de comportamento da autarquia. As diretrizes têm o intuito de conduzir os servidores do instituto a executarem seus serviços pautados na eficiência, qualidade, comprometimento, transparência e respeito pelas pessoas.

Essa medida visa atender um dos requisitos do Pró-Gestão, que é um Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS.) O IPML tem trabalhado para cumprir os requisitos estabelecidos, a fim de aprimorar os serviços prestados aos segurados. O Pró-Gestão é centrado em três pilares: Governança Corporativa, Controles Internos e Educação Previdenciária. O programa assegura que as melhores práticas de gestão previdenciária sejam aplicadas. Além disso, garante mais transparência para os segurados sobre como essa gestão é realizada e contribui para o controle dos ativos e passivos do órgão previdenciário, melhorando seus resultados como um todo.

Segundo o manual do Pró-Gestão, desenvolvido pelo Ministério da Economia, o Código de Ética é um instrumento no qual são retratados a missão, a visão e os princípios de uma determinada organização, devendo ser difundido entre seus colaboradores, para que estes tenham ciência de suas responsabilidades. Ao possuir um Código de Ética, a unidade gestora do RPPS deverá disponibilizá-lo em seu site e levá-lo ao conhecimento dos seus servidores, dos segurados e de partes relacionadas.