Nosso Compromisso é buscar sempre uma gestão democrática e eficiente, assegurando a representatividade, dos seus segurados ativos e inativos

Na tarde da última terça-feira (13/08), 10 aposentados participaram da reunião de prestação de contas e agradecimentos ao serviço prestado ao município. O evento ocorreu na sede do IPML e foram recepcionados pelo Superintendente Edilson Merli e pela Diretora de Benefícios Lucinéia Silva.

Na ocasião, Merli explicou como foi a criação do Regime Próprio de Previdência – RPPS pela Lei 277/2002 onde extinguiu o Regime Obrigatório de Pensão Mensal. Por vários anos o Regime atuou como Fundo Previdenciário até o ano de 2007, ano em que foi criada a Autarquia pela Lei Complementar nº 400/2007 e alterações posteriores, o funcionamento da estrutura hierárquica e como é a composição dos órgãos internos e suas atribuições (conselho administrativo, conselho fiscal, comitê de investimentos).

Ressaltou a importância da reunião, que é um dos instrumentos necessário para a obtenção e manutenção do certificado do Pró-Gestão, portaria MPS 158/2015.

Explicou como são constituídas as receitas por meio das contribuições previdenciárias, bem como as despesas e o pagamento dos salários de benefícios (aposentadoria e pensão). Detalhou a gestão dos recursos recebidos e onde são aplicados os investimentos no mercado financeiro. Além de apresentar o histórico dos benefícios concedidos e de contas julgadas regulares desde 2017 da atual gestão.

Merli ainda explicou como funciona e para que serve a gestão atuarial, que tem dois patamares muito importantes na gestão da Previdência, sendo eles: Equilíbrio Financeiro e Equilíbrio Atuarial.

Equilíbrio Financeiro: é a garantia de que as despesas de um exercício serão plenamente financiadas com as receitas deste mesmo exercício (no mesmo exercício).

Equilíbrio atuarial: é a garantia de que as receitas previdenciárias cobrirão as despesas previdenciárias, porém no longo prazo (ao longo de 75 anos).

Ao final, Merli apontou a importância do recadastramento anual, no mês de aniversário de cada segurado.

Ressaltou ainda como o recadastramento anual possibilita manter atualizadas as informações nos cadastros dos segurados, com o fim de atender maior segurança nos pagamentos dos benefícios e maior precisão no cálculo atuarial.

Todos os recém-aposentados receberam um certificado com o agradecimento e apreciação pelos serviços prestados ao Município, em nome do Prefeito Mario Botion e do Superintendente Edilson Merli.